Os vencedores do concurso Comedy Wildlife Awards 2022 foram anunciados nesta quinta-feira (8). Neste ano, foram cinco mil inscrições de fotógrafos de mais de 85 países. A competição, que existe desde 2015, destaca as fotos mais engraçadas de animais selvagens em seus habitats naturais.
Nas categorias de melhor imagem geral e de animais da terra, a ganhadora foi Jennifer Hadley, dos Estados Unidos, que registrou um filhote de leão de três meses que perdeu o equilíbrio ao descer de uma árvore. A norte-americana também venceu a categoria de imagem de maior afinidade do público, com uma foto de um pinguim "ignorando" outro, nas Ilhas Malvinas.
Além de Jennifer, outros 14 fotógrafos foram nomeados na competição. Na categoria de animais aéreos, o vencedor foi Jean Jacques Alcalay, da França, que fotografou uma garça na frente de um hipopótamo, em aparente bocejo. Além disso, a ave aparece pousada nas costas de outro hipopótamo.
O ganhador da categoria de criaturas submarinas foi o espanhol Arturo Telle Thiemann. O fotógrafo registrou um casal de peixes-porco olhando para a câmera. Já entre os iniciantes, o destaque foi para o indiano Arshdeep Singh, que fotografou uma coruja, que estava com um dos olhos fechados, saindo de dentro de um cano. A imagem foi registrada na cidade de Bikaner, na Índia.
O prêmio portfólio incrível da internet foi para a chinesa Jia Chen, que registrou uma ave brincando com o fruto de uma árvore, como se estivesse jogando futebol. A imagem foi capturada na província canadense de Ontário.
Outros vencedores
No concurso, também existe uma categoria chamada "vencedores altamente recomendados". Neste ano, foram 10 fotógrafos ganhadores.
Um dos vencedores foi o britânico Michael Eastwell, que registrou um canguru segurando o outro pelos pés, em uma espécie de brincadeira entre eles. A imagem foi capturada na cidade australiana de Cape Hillsborough.
Outro ganhador foi Miroslav Srb, da República Tcheca, que capturou a imagem de um guaxinim acenando para a câmera. A fotografia foi registrada em uma praia da Flórida, nos Estados Unidos.
A fotógrafa italiana Federica Vinci também ganhou destaque na categoria ao registrar um macaco em cima de outro. A imagem foi capturada em Camboja.
O indiano Jagdeep Rajput foi o responsável por produzir uma imagem que traz a impressão de que o Bluebull, uma espécie de antílope, tem asas, como se fosse um pégaso, animal da mitologia grega. Na verdade, atrás do mamífero está um grou indiano com suas asas abertas.
Ainda nessa categoria, Emmanuel Do Linh San, da África do Sul, registrou dois suricatos. Na imagem, um deles está com as patas dianteiras no pescoço do outro, o que dá a impressão de que vai "estrangulá-lo".
Ryan Sims, dos Estados Unidos, fez uma fotografia que mostra um pato filhote caminhando em cima dos cascos de um grupo de tartarugas, como se fosse uma espécie de estrada.
O holandês Alex Pansier fotografou um esquilo vermelho pulando durante uma tempestade. O que mais chama a atenção na imagem é a posição do animal, que ainda olha em direção à câmera. Já o norte-americano Mark Schocken registrou duas corujas-do-norte em um ninho, na Flórida. Na foto, um dos filhotes tenta se espremer pelo buraco da árvore para ficar próximo de sua mãe, que olha para o fotógrafo com um ar "ameaçador".
Outro norte-americano que ganhou destaque foi John Chaney, que conseguiu registrar o exato momento em que um salmão avança e morde a bochecha de um urso, que estava tentando caçá-lo.
O último ganhador dessa categoria foi o britânico Martin Grace. O fotógrafo registrou dois pinguins-rei. Na imagem, o animal da direita está com a cabeça escondida, o que dá impressão de não tê-la.
Lista dos ganhadores do Comedy Wildlife Awards 2022
Confira a lista com os nomes das fotos e dos fotógrafos ganhadores das 17 categorias do Comedy Wildlife Awards 2022:
- Overall Winner (vencedor geral): "Reflexos não tão felinos", de Jennifer Hadley, dos Estados Unidos
- Alex Walker’s Serian Creatures of the Land Award (Prêmio Criaturas Serian da Terra de Alex Walker): "Reflexos não tão felinos", de Jennifer Hadley, dos Estados Unidos
- Spectrum Photo Creatures in the Air Award (Prêmio de fotografia de animais aéreos): "Pontos de vistas africanos enganosos 2", do fotógrafo frânces Jean Jacques Alcalay
- Creatures Under the Sea Award (Prêmio Criaturas Submarinas):"Diga X", do fotógrafo espanhol Arturo Telle Thiemann
- Affinity Photo 2 People's Choice Award (Prêmio de afinidade fotográfica do público): "Fale com minha mão", da fotógrafa norte-americana Jennifer Hadley
- Junior Award (Prêmio Junior): "Eu vi você menino", do indiano Arshdeep Singh
- Amazing Internet Portfolio Award (Prêmio Portfólio Incrível da Internet): "Sonho de futebol", da fotógrafa chinesa Jia Chen
- Highly Commended Winners (Vencedores Altamente Recomendados): nessa categoria, 10 fotógrafos foram premiados:
- "Está tudo começando", do britânico Michael Eastwell
- "Olá, pessoal", de Miroslav Srb, da República Tcheca
- "Centro de bem-estar de macacos", da italiana Federica Vinci
- "Pégasos, o cavalo voador", do indiano Jagdeep Rajput
- "Eu vou estrangular você", de Emmanuel Do Linh San, da África do Sul
- "Com licença, perdoem-me", de Ryan Sims, dos Estados Unidos
- "O pulo de Jack", do fotógrafo holandês Alex Pansier
- "Ajuste apertado", de Mark Schocken, dos Estados Unidos
- "Revide", do fotógrafo John Chaney, dos Estados Unidos
- "Fique calmo e mantenha sua cabeça", do britânico Martin Grace