A Coreia do Sul acusou nesta segunda-feira (26) a Coreia do Norte de utilizar drones na fronteira, o que levou o país a mobilizar caças e efetuar tiros de advertência para afastar os aparelhos.
"Vários drones norte-coreanos invadiram nosso espaço aéreo na zona de fronteira, perto da província de Gyeonggi", afirmou o Estado-Maior sul-coreano em um comunicado.
A incursão motivou tiros de advertência do exército sul-coreano, que também mobilizou caças e helicópteros de combate. Uma das aeronaves, o caça KA-1, caiu na área de Hoengseong, segundo a agência de notícias Yonhap.
Os voos foram temporariamente suspensos nos aeroportos internacionais de Gimpo e Incheon, perto de Seul, durante uma hora, a pedido do Estado-Maior sul-coreano, segundo a agência.
A ação desta segunda-feira foi a primeira incursão de drones norte-coreanos no espaço aéreo da Coreia do Sul em cinco anos.
A incursão acontece em um momento de grande tensão, após vários testes de armamentos por parte de Pyongyang nos últimos meses.