Arqueólogos britânicos encontraram recentemente restos mortais de mais de 240 pessoas, incluindo crianças, sob uma antiga loja de departamentos na cidade de Haverfordwest, no condado de Pembrokeshire, no País de Gales. Segundo os pesquisadores, as ossadas indicam que o local pode ter sido parte de um antigo cemitério medieval que tem relação com uma batalha decisiva na história do Reino Unido.
De acordo com informações do portal de notícias galês Wales Online, a equipe Dyfed Archaeological Trust, envolvida na descoberta, estava no local para escavar um sítio arqueológico de um antigo mosteiro que ficava abaixo da loja de departamentos Ocky White, que durou por mais de um século e foi fechada em 2013. Os arqueólogos acreditam que as ruínas sejam do Priorado de São Salvador, que foi fundado por monges dominicanos por volta de 1256.
Andrew Shobbrook, um dos arqueólogos que supervisiona o trabalho no local, contou à rede britânica BBC que o antigo convento era formado por um complexo de edifícios que continham dormitórios, salas dedicadas à escrita e manuscritos (scriptoriums), estábulos e até mesmo hospitais.
— É um lugar bastante prestigioso para ser enterrado. Você tem uma variedade de pessoas, desde os habitantes mais ricos até os moradores da cidade em geral — informou.
Importância histórica
Os arqueólogos apontam que o local pode ter relação com uma importante batalha medieval, uma vez que muitos dos restos mortais encontrados na escavação apresentam sinais de morte violenta, como golpes na cabeça que podem ter sido causados por flechas ou balas de mosquete.
Uma das hipóteses apresentada ao Wales Online é de que os corpos poderiam ser de pessoas que participaram de um ataque das forças francesas e galesas, lideradas por Owain Glyndwr, o último príncipe local de origem galesa.
— Sabemos que a cidade foi sitiada em 1405 por Owain Glyndŵr e eles podem ser vítimas desse conflito — explicou Shobbrook à BBC.
A partir dos vestígios encontrados, os pesquisadores acreditam que o local foi utilizado como cemitério até o início do século 18.
Os achados
Metade dos corpos encontrados pelos arqueólogos era de crianças. Para a equipe, isso se deve à grande mortalidade dessa faixa etária na época.
Além dos restos mortais, foram encontrados artefatos no local, como azulejos. Todos os achados estão sendo armazenados em uma loja abandonada, que fica nas proximidades, para que posteriormente sejam limpos e estudados.
Depois que os ossos forem analisados pelos especialistas, os restos mortais serão enterrados em solo considerado como sagrado, próximo de onde foram achados, em respeito à memória dos que morreram.
Em entrevista à BBC, a equipe informou que o local das escavações está sendo remodelado para que futuramente se torne um empório de alimentos e um bar.