O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, informou neste domingo (9) que 76 pessoas morreram após um barco superlotado virar no estado de Anambra, no sudeste do país.
Cerca de 85 pessoas estavam a bordo quando o acidente ocorreu na sexta-feira, em uma área devastada por inundações.
"O barco que supostamente transportava 85 pessoas virou devido às crescentes inundações na área de Ogbaru do estado, e as agências de emergência confirmaram um número de 76 mortos", disse o gabinete de Buhari.
O presidente ordenou que os serviços de emergência prestassem socorro às vítimas.
"Rezo pelo descanso das almas dos falecidos e pela segurança de todos, bem como pelo bem-estar das famílias das vítimas deste trágico acidente", acrescentou.
Acidentes de barco são comuns na Nigéria devido a superlotação, excesso de velocidade, má manutenção e não conformidade com as regras de trânsito.
Desde o início da estação chuvosa, muitas regiões da Nigéria foram atingidas por inundações.
Mais de 300 pessoas morreram e pelo menos 100.000 ficaram desabrigadas nos piores incidentes do país desde 2012, segundo os serviços de emergência.
Milhares de terras agrícolas e plantações também foram devastadas por inundações, provocando temores de escassez de alimentos em um país fortemente atingido pela pandemia de covid-19 e pela guerra na Ucrânia.
* AFP