As buscas no Google por "как сломать руку" ("como quebrar a mão", na tradução do russo) cresceram na Rússia depois de o presidente Vladmir Putin anunciar a mobilização de reservistas para reforçar as tropas do país no conflito na Ucrânia.
O pico do termo na plataforma de pesquisa Google Trends ocorreu por volta das 5h (horário local) de quarta-feira (21). A procura pela frase que evidencia uma tentativa dos russos de conseguir uma maneira de não servir na guerra no Leste Europeu continua em alta desde o discurso de Putin sobre a mobilização, transmitido em rede nacional.
Na ocasião, o ministro de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, anunciou que 300 mil reservistas seriam convocados a servir ao exército. Esse número deve aumentar ainda mais, visto que, segundo o responsável pelo gabinete, tem potencial para chamar 25 milhões de pessoas.
Desde a mobilização militar russa, diversos cidadãos tentam fugir para não serem enviados à Ucrânia. Em movimento contrário à fuga, cerca de 10 mil pessoas se voluntariaram para servir o país após o anúncio de Putin.
Outras frases indicando alguma forma de burlar o serviço militar tiveram maiores buscas desde a convocatória do presidente. Pesquisando por "как уехать из страны" ("como sair do país", na tradução do russo), é possível ver o aumento pelas buscas.
Um gráfico da pesquisa por "como quebrar a mão" mostra a alta nas buscas (ao lado). Assim como a procura por "como deixar o país".
Segundo Shoigu, quase 6 mil soldados russos já foram mortos durante o conflito:
— Nossas perdas até o momento são de 5.937 mortos — disse o ministro da Defesa russo.