Dez pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas por esfaqueamento em duas comunidades remotas no Canadá neste domingo (4), informou a polícia, ao iniciar uma busca em três províncias por dois suspeitos, identificados como Damien Sanderson e Myles Sanderson.
— Localizamos 10 indivíduos falecidos em 13 locais na comunidade de James Smith Cree Nation e em Weldon, Saskatchewan. Várias outras vítimas ficaram feridas, 15 das quais foram transportadas para vários hospitais. Estamos procurando ativamente pelos dois suspeitos (...) e investigando as muitas cenas do crime — disse a comissária assistente da Real Polícia Montada Canadense, Rhonda Blackmore, em coletiva de imprensa.
Um alerta de pessoa perigosa foi emitido pela manhã em Saskatchewan, quando a polícia respondeu a múltiplos chamados por facadas em vários locais na comunidade indígena e na cidade próxima de Weldon. Segundo Rhonda, as autoridades acreditam que algumas das vítimas eram alvos dos suspeitos e outras foram atacadas aleatoriamente.
Após relatos de que os suspeitos teriam sido vistos em Regina, capital da província a mais de 300 km de distância, o alerta e a busca se expandiram para incluir as províncias vizinhas de Manitoba e Alberta, uma vasta região com quase metade do tamanho da Europa.
A Autoridade de Saúde de Saskatchewan afirmou à Agence France-Presse em comunicado que ativou protocolos de emergência para lidar com um alto número de pacientes críticos.
— Podemos confirmar que múltiplas pessoas estão passando por triagem e sendo atendidas em vários locais e que foi feito um pedido de equipe adicional para ajudar a lidar com a situação — acrescentou.