A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, 36 anos, anunciou nesta sexta-feira (19) que realizou um exame toxicológico após críticas diante da repercussão de vídeos feitos em uma festa particular. As gravações mostram a premiê dançando em um local onde supostamente haveria entorpecentes. Ela garantiu que nunca fez uso de drogas e que acha injusta a exigência do exame.
— Nos últimos dias, foram feitas acusações públicas bastante graves de que eu estava em um espaço onde drogas eram usadas, ou que eu mesma usava drogas. Considero muito graves essas acusações e, embora considere injusta a exigência de exame, para minha própria proteção legal e para esclarecer dúvidas, fiz hoje um teste, cujos resultados sairão em cerca de uma semana — disse em entrevista coletiva.
Vídeos da chefe de governo em uma festa particular com influenciadores e artistas finlandeses circularam nas redes sociais e logo tiveram repercussão em vários meios de comunicação do mundo inteiro. Ela está enfrentando uma crise de imagem desde então.
De acordo com a CNN, em um momento de instabilidade com a guerra entre Rússia e Ucrânia, Sanna Marin também enfrenta críticas de que suas festas podem interferir na capacidade de cumprir rapidamente suas funções no caso de uma crise repentina. Ela disse a repórteres que, se houvesse uma situação de crise, ela saberia antes da meia-noite de sábado.
A Finlândia solicitou, junto com a Suécia, a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após o início da guerra, em 24 de fevereiro.