Morreu nesta terça-feira (30), aos 60 anos, Camilo Guevara March, filho do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara. Guevara March estava em visita à cidade de Caracas, capital da Venezuela, e sua morte foi confirmada pelo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Segundo a agência Prensa Latina, o falecimento ocorreu em consequência de um tromboembolismo pulmonar, que levou a um ataque cardíaco.
"Com profunda dor dizemos adeus a Camilo, filho de Che e promotor de suas ideias", disse o presidente em sua conta do Twitter.
Quem foi Che Guevara
Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi um revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino-cubano. Guevara atuou como um importante líder do movimento socialista na América Latina e da Revolução Cubana, onde ajudou a instaurar um novo regime político – unipartidário e socialista –, que dura até hoje.
No dia 9 de outubro de 1967, após interrogatório, Guevara, aos 39 anos, foi morto com uma rajada de fuzil pelo exército boliviano, financiado pelos Estados Unidos, inimigo político de Cuba. Camilo Guevara March tinha apenas quatro anos quando o pai foi executado.