Um avião de carga Antonov operado por uma empresa aérea com sede na Ucrânia caiu neste sábado (16) perto da cidade de Kavala, no norte da Grécia, disseram autoridades gregas. O voo era operado pela transportadora ucraniana Meridian. De acordo com o ministro da Defesa da Sérvia — de onde a aeronave havia decolado —, Nebojsa Stefanovic todos os oito tripulantes do avião morreram no acidente.
O avião, um Antonov An-12, transportava em torno de 11 toneladas de armas para Bangladesh quando caiu na noite de sábado, informou Stefanovic. O piloto conseguiu alertar as autoridades sobre um problema em um dos motores da aeronave e recebeu a opção de pousar nos aeroportos de Thessaloniki ou Kavala. Ele optou por Kavala, que ficava mais perto, mas o avião caiu cerca de 40 quilômetros a oeste do aeroporto, disse a Autoridade de Aviação Civil da Grécia.
— Estávamos ouvindo explosões até alguns minutos atrás — disse o prefeito do município de Paggaio, Filippos Anastassiadis, que estava a cerca de 300 metros do local do acidente.
Moradores relataram ter visto uma bola de fogo e uma nuvem de fumaça. As explosões provocaram especulações entre os moradores e alguns meios de comunicação gregos de que o avião estaria transportando explosivos.
A emissora estatal ERT informou que especialistas em explosivos do Exército estavam a caminho do local do acidente, que fica em terras agrícolas próximas a dois vilarejos que fazem parte do município de Paggaio. O Corpo de Bombeiros isolou a área.