Produção: Patrick Borges
Um clarão rosa no céu de Mildura, na Austrália, surpreendeu os moradores da cidade no sudeste do país na terça-feira (19). O motivo do acontecimento foi um mistério, até a farmacêutica Cann Group, dona de uma instalação de maconha medicinal naquela região, revelar a incógnita. As fotos tiradas por Tammy Szumowski foram feitas usando um Samsung s22 ultra, que no Brasil custa em média R$ 7,3 mil.
Ela conta que estava em casa e recebeu a ligação da mãe, pedindo para que verificasse o que era a estranha luz rosa no céu. Tammy disse que, da casa dela, não avistava, e então decidiu pegar o carro acompanhada do marido e dos filhos para a região da casa dos seus tios, de onde era possível registrar o céu roseado. Logo que chegou na casa, ligou novamente para a mãe e saiu para tirar as fotos. Tammy revela que seu pai a mandou se apressar, pois o fim do mundo estava chegando.
— Postei minhas fotos no Facebook perguntando se alguém sabia o que era. Muitos comentaram dizendo que era um asteroide, ou um cometa, ou que se tratava do mundi invertido da série Stranger Things. Foi então que alguém escreveu explicando que eram luzes da instalação de maconha medicinal
Conforme anúncio da empresa à rádio ABC Mildura-Swan Hill, as persianas de um local com plantação de maconha acabaram ficando abertas, o que expôs o tipo de iluminação diferente utilizada nas dependências. Dessa forma, boa parte da cidade australiana pode ver a forte luz se expandindo para o céu durante aquela noite.
São poucas as instalações de cultivo da maconha na Austrália, que legalizou a planta para uso medicinal em 2016, mas proíbe o uso recreativo da droga.
As localizações dessas fazendas são secretas por razões de segurança, mas a área de trabalho da Cann Group agora é reconhecida pela população.
Com o objetivo de ajudar as plantas a se desenvolverem, a farmacêutica utiliza cortinas que bloqueiam a passagem da luz ao entardecer. Não foi o caso da noite de terça-feira. "Podemos dizer com confiança que não foi uma explosão solar ou um portal interdimensional", escreveu a farmacêutica no perfil do Twitter.