O primeiro encontro entre presidente Jair Bolsonaro e o dos Estados Unidos, Joe Biden, ocorreu na noite desta quinta-feira (9), durante a Cúpula das Américas, no Centro de Convenções de Los Angeles, na costa oeste do país.
Desde a posse do presidente americano, no início de 2021, Biden e Bolsonaro nunca tiveram um encontro exclusivo para a relação entre os dois países. Horas antes da bilateral, Bolsonaro conversou com a imprensa e disse que a relação com o ex-presidente Donald Trump “já é um passado”.
— Vocês sabem que eu tive um excelente relacionamento com o presidente Trump. O presidente agora é Joe Biden. É com ele que eu converso. Ele é o presidente e não se discute mais isso — afirmou o brasileiro.
No encontro, Biden destacou a importância do diálogo entre as duas nações:
— O Brasil é uma nação que traz muitas oportunidades para ambos os países.
O ponto foi ressaltado por Bolsonaro:
— Nossos governos nunca tiveram uma oportunidade tão boa diante de tantas afinidades. Os EUA e o Brasil tem todos os meios para selar nossas relações comerciais, num eixo norte-sul as relações. Nós temos tudo para nos tornarmos nações mais integradas.
Um dos assuntos mais delicados tratados na primeira reunião foi o financiamento da preservação da Amazônia.
— O restante do mundo deve participar e ajudá-lo no financiamento para preservar o quanto for possível. É uma responsabilidade internacional, que todos nós nos beneficiamos — disse Biden.
— O Brasil preserva muito bem o seu território. Hoje, o Brasil se apresenta como uma realidade concreta para o mundo. Podemos brevemente ser um dos maiores exportadores de energia limpa. Sobre a questão ambiental, nós temos nossas dificuldades, mas somos um exemplo para o mundo — complementou Bolsonaro.
As eleições de outubro, também foram comentadas pelo presidente brasileiro:
— Nós teremos eleições no Brasil e queremos ter eleições auditáveis, confiáveis e limpas. E tenho certeza que as eleições acontecerão neste espírito democrático.
Nesta sexta-feira (10), Bolsonaro participa da segunda sessão plenária da IX Cúpula das Américas, que acontece às 9h15min, em Los Angeles; 13h15min no horário de Brasília, onde deve discursar. Depois, parte para a Flórida, reduto de brasileiros, para inaugurar o vice-consulado do Brasil na manhã de sábado (11). A agenda de Bolsonaro em Orlando ainda não foi divulgada.