Uma companhia estatal da Eslováquia consertará os veículos blindados da Ucrânia, em guerra com a Rússia, anunciou o Ministério da Defesa nesta terça-feira (3) em Bratislava.
"A empresa estatal Konstrukta-Defense concluiu um contrato com a parte ucraniana para o reparo e a modernização do equipamento militar ucraniano", disse a porta-voz do ministério, Martina Koval Kakascikova, em um comunicado.
O primeiro lote do equipamento militar ucraniano enviado à Eslováquia, país-membro da União Europeia (UE) e da Otan, consiste em dezenas de veículos blindados de reconhecimento BRDM-2, informou.
Com sede em Lieskovec, no leste da Eslováquia, Konstrukta-Defense repara veículos e equipamentos de todas as categorias utilizadas pelas forças armadas eslovacas, segundo um site da empresa na web, que também produz obuses autopropulsados.
A República Tcheca ofereceu ajuda similar a Ucrânia no mês passado. Inicialmente, a subsidiária da holding industrial Checoslovak Group (CSG) ficaria responsável pelos reparos dos tanques médios T-64 de desenho soviético, utilizados pelas forças ucranianas.
* AFP