O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que seu país está "começando uma nova fase" na "operação especial na Ucrânia", concentrando-se no leste do país para "liberar totalmente as repúblicas de Donetsk e Luhansk".
Em entrevista exclusiva à emissora India Today, ele disse também que a Rússia não pretende devolver automaticamente o controle de áreas ocupadas por seus militares.
Lavrov indicou que a Rússia pretende realizar referendos nas áreas ocupadas, a fim de que a população local decida. Segundo ele, é a opção mais democrática. O ministro também criticou os Estados Unidos na entrevista, dizendo que "os governos americanos querem decidir quem é democracia" e ainda pressionam outras nações a se unir para impor sanções contra a Rússia.
Batalha de Donbass
Após 55 dias de guerra, as tropas russas foram retiradas do norte e reposicionadas para o leste da Ucrânia. A Rússia anunciou nesta terça-feira (19) que executou dezenas de bombardeios durante a noite no leste da Ucrânia, enquanto o governo de Kiev afirma que o exército russo iniciou uma grande ofensiva na região do Donbass.
De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa da Rússia, um total de 1.260 alvos militares foram atingidos por mísseis e artilharia durante a noite.