A Ucrânia afirmou nesta quarta-feira (16) que tropas russas destruíram um teatro na cidade sitiada de Mariupol, onde mais de mil pessoas se refugiaram. Segundo autoridades ucranianas, ainda não há balanço das vítimas do ataque.
"Hoje, os invasores destruíram o Teatro Drama. Um lugar onde centanas de civis encontraram refúgio", disse a Câmara Municipal de Mariupol, no sudeste do país, em publicação no Telegram, acrescentando que parte central do teatro colapsou e os escombros bloquearam a entrada para o abrigo antibombas.
"É exatamente assim que o Mariupol Drama Theatre se parece agora. O edifício, que numa vida tranquila era um centro de espírito cultural da cidade, e em tempos de guerra tornou-se um refúgio para centenas de mulheres e crianças", disse a autoridade, em outra publicação, reproduzindo uma foto da mídia local que mostra os estragos.
Imagens capturadas pela empresa Maxar Technologies mostram que o teatro exibia no chão, na calçada em frente e atrás do prédio, um alerta (em russo) indicando a presença de crianças no local.
No Twitter, o diplomata ucraniano Dmytro Kuleba condenou o ataque:
"Outro crime de guerra horrendo em Mariupol. Massivo ataque russo ao Teatro Drama, onde centenas de civis inocentes estavam escondidos. O edifício está agora totalmente em ruínas. Os russos não podiam saber que este era um abrigo civil. Salve Mariupol! Pare os criminosos de guerra russos!", escreveu.
Apesar do progresso nas negociações de paz, as cidades ucranianas continuam sob forte bombardeio. As forças armadas ucranianas lançaram contra-ataques contra tropas russas fora da capital, Kiev, e em Kherson, ocupada pelos russos nesta quarta-feira. O objetivo é causar baixas em massa aos militares russos, em vez de reconquistar o território.