O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará nesta sexta-feira (24) Rzeszow, cidade polonesa a cerca de 80 km da fronteira com a Ucrânia, informou a Casa Branca. O objetivo da viagem é mostrar a resolução do Ocidente diante da invasão russa. Biden será recebido pelo presidente polonês, Andrzej Duda.
Até o momento, não foram revelados os detalhes dos planos do presidente americano durante sua estadia na Polônia nesta segunda etapa da viagem. Biden já participou de uma cúpula da Otan e de outras reuniões com líderes europeus em Bruxelas.
A Casa Branca informou que Biden receberá nesta sexta-feira um relatório sobre a resposta da Polônia à chegada de milhões de ucranianos que fogem dos bombardeios russos. O presidente americano também se reunirá em Rzeszow com membros da 82ª Divisão de Paraquedistas dos Estados Unidos, enviada ao flanco leste da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, também esteve no município em 5 de março, enquanto visitava a Polônia para mostrar o respaldo da Otan aos países do leste europeu que estiveram sob influência soviética.
O presidente norte-americano chegou à Europa noite de quarta-feira (23). Nesta quinta-feira (24), ele e aliados ocidentais abriram a primeira de três reuniões de cúpula para discutir os efeitos econômicos e de segurança do conflito na Europa e no mundo.
A intensa agenda diplomática marca um momento crucial no perigoso impasse com Putin, que está tentando forçar a Ucrânia a sair de seu caminho pró-ocidente. Após um mês de combates, as forças russas arrasaram várias áreas do país, mas ainda têm poucas vitórias militares significativas, enquanto a Ucrânia continua resistindo.