O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, concordou em enviar uma delegação ucraniana para se reunir com uma delegação russa em Belarus, informou o gabinete presidencial em nota divulgada neste domingo (27). Segundo o vice-ministro do interior da Ucrânia, Eygeny Yenin, o encontro será realizado na manhã desta segunda-feira (28), no horário local, madrugada no Brasil.
Segundo o gabinete, o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, ligou para Zelensky para fazer o pedido. O governo ucraniano destacou que o encontro foi aceito sem "precondições" e que será realizado na fronteira entre Belarus e Ucrânia (sul de Belarus).
Segundo o gabinete de Zelenski, Lukashenko assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis em território belarusso "permaneçam no solo" durante a viagem, as conversas e o retorno da delegação ucraniana.
Mais cedo, o Kremlin informou que uma comitiva de autoridades russas desembarcou durante a manhã (madrugada em Brasília) na cidade de Gomel, em Belarus, para iniciar negociações com autoridades ucranianas.