Galopando por uma floresta em um cavalo branco: é assim que o norte-coreano Kim Jong-un aparece em um novo vídeo de propaganda, no qual exalta sua liderança econômica, sem citar, no entanto, os recentes lançamentos de mísseis que desafiam as sanções internacionais impostas a Pyongyang.
O documentário preparado pelo governo e divulgado esta semana destaca a luta de Kim para enfrentar as dificuldades econômicas do país, atingido pelo confinamento autoimposto em meio à pandemia da covid-19, assim como pelas sanções internacionais.
Pyongyang começou o ano com sete testes de armas, incluindo o lançamento de seu míssil mais poderoso desde 2017. Esta atividade gerou temores de que Kim possa retomar os testes de mísseis de longo alcance, ou nucleares.
— O tema geral do documentário é a devoção e o trabalho duro de Kim pelo povo — disse à AFP Rachel Minyoung Lee, do programa 38 North, do "think tank" Stimson Center, de Washington.
O vídeo começa e termina com imagens de Kim montado em um cavalo branco, um símbolo do governo dinástico de sua família.
— Não acho que devamos interpretar muito as cenas do cavalo, muito menos vinculá-las aos recentes lançamentos de mísseis norte-coreanos — acrescentou Lee.
Pyongyang insistiu na promessa de Kim de modernizar as Forças Armadas de seu regime, passando ao largo dos informes sobre o forte aumento do preço dos alimentos e do agravamento da fome. A peça de propaganda usa uma série de analogias para abordar as severas dificuldades do país, com imagens de Kim descendo degraus, cuidadosamente, enquanto o narrador descreve como seu "corpo se debilitou completamente" pelo trabalho duro.
É uma tentativa de "humanizar" Kim, explicou o professor Yang Moo-jin, da Universidade de Estudos Norte-Coreanos, em conversa com a AFP.
— Buscam retratá-lo como um líder que ama muito seu povo e, como resultado, trabalha muito e se cansa — acrescentou.
A Coreia do Norte se prepara para celebrar, neste mês, o 80º aniversário de nascimento do falecido líder Kim Jong-il e, em abril, o 110º aniversário do pai deste último, Kim Il-sung. Imagens de Kim em um cavalo branco "são usadas para lembrar aos espectadores que Kim Jong-un é descendente de Kim Il-sung, que é uma figura sagrada", completou o professor Yang.
Outros vídeos de Kim divulgados esta semana pela emissora pública KCTV mostram-no com sua mulher, Ri Sol Ju, e com sua tia Kim Kyong-hui em um evento teatral. Vídeos divulgados por ocasião do ano novo lunar podem ser uma tentativa de destacar a vitalidade de Kim, disse, por sua vez, Cheong Seong-chang, do Centro de Estudos Norte-Coreanos do Instituto Sejong.
— Isso mostra sua forte determinação e motivação para o ano novo — afirmou o especialista.