Fortes tornados atingiram o sudeste dos Estados Unidos deixando mortos, feridos e um rastro de destruição desde a noite de sexta-feira (10) em pelo menos cinco Estados do país, segundo informações da mídia norte-americana.
No sudoeste do país, no Estado do Kentucky, ao menos 50 pessoas morreram e várias cidades foram devastadas pelo fenômeno, declarou neste sábado (11) o governador Andy Beshear.
— Acredito que há mais de 50 mortos em Kentucky (...) provavelmente entre 70 e 100 (mortos), é devastador — disse em entrevista coletiva.
O colapso do teto de uma fábrica de velas deixou um grande número de vítimas na cidade de Mayfield, afirmou o governador.
— Antes de meia-noite (de sexta-feira), declarei estado de emergência — afirmou.
As tempestades deixaram vítimas e danos em vários Estados do sudeste e centro-sul dos Estados Unidos na sexta-feira.
No Tennessee, ao menos duas pessoas morreram em acidentes relacionados com as tempestades, segundo um responsável pela gestão de emergências citado pela imprensa local.
Outra pessoa morreu em Arkansas e quase 20 estavam presas depois que um tornado atingiu um lar de idosos, segundo a imprensa local.
Depósito da Amazon
Em outra tempestade, um centro de distribuição da Amazon no Estado de Illinois foi devastada. A imprensa informou que 100 trabalhadores estavam presos no local.
Neste sábado pela manhã, equipes de emergência trabalhavam no resgate dos funcionários deste depósito, do qual um terço foi reduzido a escombros. Os colaboradores trabalhavam no turno noturno processando milhares de pedidos antes das festas de fim de ano.
A agência de gestão de emergências de Collinsville descreveu o ocorrido como um "incidente com muitas vítimas" e com "várias pessoas presas no depósito da Amazon".
Um alerta de tornado estava ativo para o local no momento do incidente.
Imagens que estavam sendo compartilhadas nas redes sociais e nos canais de televisão norte-americanos mostravam como uma grande parte do teto do depósito da Amazon em Edwardsville foi arrancada pelo fenômeno, enquanto uma de suas paredes desabou.
Escombros eram vistos por todo o local, mas não ficou claro até o momento se houve feridos ou mortos nessa instalação.
O governador de Illinois, JB Pritzer, disse na sexta-feira:
— Minhas orações estão com as pessoas de Edwardsville esta noite — disse. — A polícia e a agência de emergências do estado estão coordenando de perto com as autoridades locais e eu continuarei monitorando a situação — acrescentou.
Em um comunicado enviado à mídia local, o porta-voz da Amazon, Richard Rocha, disse que "a segurança e o bem-estar dos nossos empregados e sócios é nossa principal prioridade agora. Estamos atendendo a situação e compartilharemos informações adicionais assim que tivermos".