O encontro entre Joe Biden e Vladimir Putin, na terça-feira (7), pôs em evidência as divergências entre os dois líderes e os pontos de vistas antagônicos em termos geopolíticos.
A reunião virtual foi motivada pelas informações da inteligência americana segundo as quais a Rússia estaria posicionando tropas na fronteira com a Ucrânia e a invasão do país europeu seria iminente. Putin, por sua vez, está preocupado com o avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para sua área de influência.
No centro da disputa está, de novo, a Ucrânia, uma ex-República soviética que volta e meia flerta com o Ocidente. Em 2014, a Rússia anexou parte do território, a Crimeia, em uma guerra que contou com apoio de separatistas da península.
No episódio desta semana da série O mundo em 3 minutos, eu e o Matheus Leite explicamos as origens das divergências entre Estados Unidos e Rússia, falamos sobre o avanço da Otan para o Leste e os interesses de Biden e Putin.
Aproveita e clica ali no "leia mais" para conhecer os outros vídeos desta nova temporada da série. Ou acessa aqui para assistir a todos os outros capítulos.
Bom final de semana a todos!