Mais de 2 mil voos comerciais já foram cancelados ao redor do mundo nesta sexta-feira (24) de acordo com o site FlightAware. Segundo o monitoramento, até o começo do período da tarde, 2.185 voos haviam sido cancelados, em um movimento que é em grande parte atribuído à pandemia de covid-19.
No mesmo momento, 6.304 atrasos em voos eram registrados. Para o sábado, 1.275 cancelamentos já são reportados, número que é de 307 para o domingo.
A disseminação da variante Ômicron têm forçado empresas aéreas norte-americanas a cancelarem voos durante o período movimentado das festas de fim de ano.
Entre elas, a United Airlines está cancelando dezenas de voos no fim de semana do feriado, já que um aumento de casos de covid-19 afetou as tripulações da companhia.
Já a Delta Air Lines também citou a variante Ômicron como um fator por trás de uma série de cancelamentos. A empresa já cancelou 145 voos, de acordo com a Flightaware.
"As equipes da Delta esgotaram todas as opções e recursos" antes de chegar a esses cancelamentos, ressaltou a companhia aérea.
Mais de dez voos da Alaska Airlines foram cancelados, depois que alguns de seus funcionários relataram terem sido "potencialmente expostos ao vírus" e tiveram de se isolar.