O governo de Portugal anunciou nesta quinta-feira (28) um programa de desconto no combustível diante do aumento de valor do produto no país. A cada litro comprado, um desconto de 10 centavos de euro será oferecido. O programa entra em vigor no dia 10 de novembro e terá o limite máximo por mês de 50 litros, ou seja, 5 euros mensais (R$32,78).
A devolução será feita através de um depósito na conta bancária registrada no cartão utilizado para a compra; 900 mil pessoas já estão registradas no “IVAucher”, um programa de descontos já existente no país, que será um dos meios para se cadastrar no programa.
O valor mensal de 5 euros é cumulativo. Caso o cidadão não gaste os 50 litros de gasolina dentro do mês, o desconto passa para o período seguinte. O governo português não esclareceu se o programa será válido para compras feitas em dinheiro.
A iniciativa permanece em vigor até março de 2022. De acordo com um representante do governo, o país investiu 130 milhões de euros para bancar o projeto, e todos os postos de combustíveis de Portugal estão sendo contatados para adesão ao novo programa.