A Austrália irá levantar a proibição de viagens internacionais sem autorização para seus cidadãos, após mais de 18 meses de fronteiras fechadas por conta da pandemia, anunciou o governo do país nesta quarta-feira (27).
Depois de mais de um ano e meio de proibição, os australianos totalmente vacinados não terão que buscar isenções para poder sair do país, informaram os ministérios do Interior e da Saúde.
Segundo a ministra do Interior, Karen Andrews, para o fim do ano também está prevista a reabertura das fronteiras para "trabalhadores qualificados e estudantes estrangeiros totalmente vacinados".
Em março de 2020, a Austrália introduziu um dos pacotes de restrição mais rígidos do mundo para conter a pandemia. Apesar de um início hesitante, a taxa de vacinação do país encontra-se perto de 80%, após um inverno marcado por surtos associados à entrada da variante Delta, o que levou as autoridades a mudarem a estratégia contra o vírus, passando de buscar a erradicação total a tentar conviver com o mesmo e incentivar a vacinação.
Os programas de quarentena para residentes que chegarem à Austrália irão depender da região de entrada. Sydney aboliu a medida, mas, em áreas com taxas de imunização mais baixas, um isolamento de 14 dias em um hotel terá que ser respeitado.