O Parlamento da Malásia elegeu Ismail Sabri Yaakob como seu novo primeiro-ministro, nesta sexta-feira (20), um político veterano de 61 anos que pertence ao partido histórico UMNO, no poder por seis décadas.
Com apenas 17 meses no poder, seu antecessor, Muhyiddin Yassin, apresentou sua renúncia ao rei na segunda-feira (16), depois de perder a maioria parlamentar em um contexto de insatisfação com sua gestão da pandemia da covid-19.
Ismail Sabri Yaabok recebeu o apoio da maioria dos parlamentares e, "de acordo com a Constituição", foi nomeado premiê pelo sultão Abdullah Shah, anunciou o Palácio real em um comunicado. A posse acontece neste sábado (21).
"O rei espera que, com a nomeação do novo primeiro-ministro, as turbulências políticas do país sejam resolvidas", afirma a nota.
O novo líder sai das fileiras do UMNO, partido que liderou o país ao longo de seis décadas. Foi derrotado nas eleições de 2018, após vários escândalos de corrupção.
Esta histórica legenda integrou o último governo, composto por uma coalizão. Agora, ganha mais poder, sem a necessidade de eleições, adiadas devido à crise sanitária.
Muhyiddin apoiou a nomeação de Ismail Sabri, mas advertiu que seu gesto está condicionado à nomeação de ministros "íntegros (...) que não recebam acusações criminais".
O ex-líder da UMNO Najib Razak perdeu as eleições de 2018 e foi condenado a pagar uma multa e a cumprir uma pena de 12 anos de prisão, por um escândalo de fraude envolvendo bilhões de dólares. No momento, encontra-se em liberdade, à espera do processo de apelação.
* AFP