O presidente francês, Emmanuel Macron, disse nesta quinta-feira (26) que confia que vai chegar a um acordo sobre o imposto mínimo de sociedades com a Irlanda, país que não quer "pressionar", apesar da relutância de Dublin sobre esta medida decidida pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE).
"Tenho confiança, mas não quero pressionar, quero trabalhar com o primeiro-ministro irlandês" Micheál Martion, disse Macron em coletiva de imprensa no fim de uma reunião com o ministro em Dublin.
A Irlanda mantém uma firme oposição à proposta de tributação global para as multinacionais, se recusando no momento a assinar o texto aprovado pelo G20 e a OCDE.
O texto prevê introduzir a nível mundial um imposto de ao menos 15% sobre os benefícios das maiores empresas internacionais e distribuir o direito de tributar essas empresas de forma mais justa.
A economia irlandesa prosperou graças ao seu baixo imposto de sociedades, de 12,5%, que lhe permitiu atrair as sedes europeias de vários gigantes tecnológicos e farmacêuticos americanos.
* AFP