O papa Francisco foi internado neste domingo (4) no Hospital Policlínico Gemelli de Roma para ser submetido a uma intervenção cirúrgica programada. O objetivo é reparar uma "estenose (estreitamento) diverticular sintomática do cólon", informou o Vaticano.
O comunicado da Santa Sé não dá mais detalhes sobre o estado de saúde do pontífice de 84 anos ou menciona o horário em que o procedimento ocorrerá, mas afirma que um novo boletim médico será divulgado após a intervenção. O profissional responsável pela operação é o professor Sergio Alfieri, especialista em cirurgias no aparelho digestivo.
Mais cedo, o papa Francisco participou da tradicional oração do Angelus, na Praça São Pedro, no Vaticano. Para dezenas de fiéis que acompanharam a celebração, o pontífice anunciou que pretende viajar para a Hungria e a Eslováquia em setembro, mas não mencionou a cirurgia.
O argentino Jorge Mario Bergoglio assumiu o posto mais alto da Igreja Católica em fevereiro de 2013, após seu antecessor, Bento 16, renunciar, tornando-se o o primeiro pontífice a abandonar o trono de São Pedro em 600 anos.