Operado do cólon no domingo (4), o papa Francisco está bem e ficará hospitalizado por cerca de uma semana, anunciou o Vaticano nesta segunda-feira (5). O pontífice, de 84 anos, "encontra-se em boas condições gerais, está alerta e respira sem ajuda", informou o comunicado.
"Deve permanecer hospitalizado por cerca de uma semana, salvo se houver complicações", completou a nota.
O profissional responsável pela operação foi o professor Sergio Alfieri, especialista em cirurgias no aparelho digestivo, com assistência dos médicos Luigi Sofo, Antonio Tortorelli e Roberta Menghi.
A anestesia foi conduzida pelos médicos Massimo Antonelli, Liliana Sollazzi, Roberto De Cicco e Maurizio Soave. Ainda de acordo com o boletim, os médicos Giovanni Battista Doglietto e Roberto Bernabei também estavam presentes na sala de operação.
No domingo, antes da operação, o Papa participou da tradicional oração do Angelus, na Praça São Pedro. Para dezenas de fiéis que acompanharam a celebração, o pontífice anunciou que pretende viajar para a Hungria e a Eslováquia em setembro, mas não mencionou a cirurgia.
O argentino Jorge Mario Bergoglio assumiu o posto mais alto da Igreja Católica em fevereiro de 2013, após o antecessor, Bento 16, renunciar, tornando-se o o primeiro pontífice a abandonar o trono de São Pedro em 600 anos.