O presidente Jair Bolsonaro ironizou nesta quinta-feira (10) fala do presidente da Argentina, Alberto Fernández, sobre brasileiros e o comparou ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
— Presidente da Argentina falou que eles vieram da Europa, de barco, nós viemos da selva né? — perguntou Bolsonaro aos apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. — Eu lembro que, logo depois que o Chávez morreu, assumiu o Maduro, e ele falava que conversava com os passarinhos que estavam encarnados na figura do Chávez. Acho que Maduro e Fernández, para eles não tem vacina.
Durante encontro com o premiê da Espanha, Pedro Sánchez, Fernández disse nesta quarta-feira (9) que mexicanos vieram dos índios, brasileiros vieram da selva e argentinos, de barco da Europa. Depois, o presidente argentino se desculpou em sua conta no Twitter. "Eu não quis ofender ninguém", escreveu.
Ainda na quarta, Bolsonaro postou uma foto no Twitter ao lado de índios na Amazônia e escreveu "Selva!". Além de uma possível ironia a Fernández, a palavra é tradicionalmente usada como saudação por militares.
A apoiadores, Bolsonaro ainda disse ter conversado com o ex-presidente da Argentina Mauricio Macri por mensagem e minimizou possível atrito entre os países:
— Troquei mensagem por "zap" hoje (quinta) do ex-presidente Macri, da Argentina. Não tem nenhum problema entre nós, e nem com o povo argentino. Rivalidade com a Argentina, só no futebol.