O cargueiro Ever Given, que bloqueava há seis dias o Canal de Suez, no Mar Mediterrâneo, foi desencalhado e voltou a navegar. A informação foi dada pela Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) nesta segunda-feira (29).
O tráfego na rota de navegação — a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa — deve ser retomado em três dias e "funcionará 24 horas", segundo o almirante Osama Rabie, presidente da SCA.
A companhia Leth Agencies, que oferece serviços logísticos em vários canais e estreitos do mundo, publicou uma nota sobre a liberação nas redes sociais.
"É com o maior prazer que podemos confirmar que a #Suez Canal Authority e sua equipe conseguiram relançar o M / V EVER GIVEN. Ela está atualmente a caminho do Grande Lago Amargo".
Na manha desta segunda-feira, equipes de resgate haviam conseguido desencalhar parcialmente a embarcação. As manobras continuaram com a ajuda de vários rebocadores, até que o cargueiro voltou a encalhar brevemente no canal, de acordo com sites de observação do tráfego e testemunhas no local.
Pouco depois das 15h15min (10h15min de Brasília), a embarcação finalmente foi colocada na direção do fluxo no meio do canal. Segundo o jornal The New York Times, levou horas até que o navio fosse finalmente liberado, já que não se tinha certeza de que a proa havia sido realmente retirada da lama e da sujeira acumulada nas margens do canal.
O desencalhe do navio foi comemorado com buzinaços dos barcos ao redor, enquanto o cargueiro de 220 mil toneladas começava a subir lentamente na direção norte do canal. Imagens de estações de televisão locais mostravam o barco avançando.
De acordo com a revista especializada britânica Lloyd's List, o bloqueio criou um engarrafamento de 425 navios, que aguardavam nesta segunda-feira para poder atravessar esta rota essencial para o comércio marítimo que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo.