Os Estados Unidos se mantinham em suspense em relação ao resultado das eleições presidenciais em estados-chave onde a apuração prosseguiu na madrugada desta quinta-feira (5), em uma corrida muito disputada entre Joe Biden e Donald Trump. Segue abaixo a situação atualizada em cada um deles.
Até as 2h no horário de Brasília, Joe Biden contava com 264 votos dos deputados no Colégio Eleitoral, enquanto Trump tinha 214. São necessários 270 para conquistar a Casa Branca. Os três grandes eleitores do Alasca ainda não foram atribuídos a nenhum candidato, mas os democratas não vencem ali há décadas. A incerteza se mantém em quatro estados. São eles:
Pensilvânia
Talvez o estado que pode levar mais tempo para declarar um vencedor - e que poderia decidir o resultado com 20 votos eleitorais em jogo.
Com 89% dos votos apurados no estado industrial, Trump estava à frente na madrugada desta quinta, com 50,7%, contra 48,13% para Biden. As cédulas restantes, no entanto, devem favorecer Biden, que nasceu no estado. Segundo autoridades locais, o resultado final deve ser conhecido até sexta-feira (6).
Carolina do Norte
Trump parece o favorito para ganhar os 15 votos eleitorais da Carolina do Norte, apesar de uma forte atuação de Biden, mas permanece sem folga.
Com 95% apurados no estado do sudeste, Trump tem 50,1% e Biden, 48,6%. As cédulas pelo correio enviadas antes ou no dia das eleições podem ser contadas até 12 de novembro.
Nevada
Possui seis grandes eleitores em jogo. Com 86% dos votos apurados, Biden lidera, com 49,3%, contra 48,7% para Trump.
Autoridades estaduais disseram, em um primeiro momento, que não iriam divulgar novos resultados até essa quinta-feira, antes de anunciarem que, "devido ao forte interesse pela votação em Nevada".
Geórgia
Biden teve um desempenho inesperadamente bom no estado do sudeste, que é tradicionalmente um reduto republicano, mas Trump ainda estava um pouco à frente. O estado tem 16 grande eleitores em jogo.
Com 98% apurados, Trump conta com 49,6%, contra 49,0% para Biden. O resultado final é esperado para a madrugada desta quinta.