O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta oficial no Twitter para fazer duras críticas à apuração eleitoral, levantando suspeitas sobre o processo. As declarações ocorrem em meio a um cenário de disputa apertada e ainda não decidida entre ele e o democrata Joe Biden.
"Na noite passada eu estava liderando, muitas vezes de modo sólido, em muitos Estados cruciais, em quase todas as áreas administradas e controladas pelos democratas", afirmou Trump.
"Então, um a um, elas as vantagens começaram magicamente a desaparecer, conforme votos surpresas eram contados. MUITO ESTRANHO, e os 'institutos de pesquisa' entenderam isso de modo completa e historicamente errado!", criticou.
O Twitter colocou um alerta na mensagem de Trump: "Alguns ou todos os conteúdos compartilhados neste Tweet são contestáveis e podem ter informações incorretas sobre como participar de uma eleição ou de outro processo cívico".
Na sequência, Trump fez uma nova postagem: "Como é que toda vez que eles contam as cédulas eleitorais são tão devastadores em sua porcentagem e poder de destruição?". " O QUE É ISTO TUDO?", outro tuíte do candidato republicano, também recebeu o alerta da rede social sobre o conteúdo.
A disputa pela presidência dos Estados Unidos segue indefinida no início da tarde desta quarta-feira (4). Às 13h, a contagem realizada pela agência de notícias AFP contabilizava 238 votos para Biden no Colégio Eleitoral, contra 213 de Trump. São necessários 270 votos para que um deles seja proclamado vencedor.