O número de mortos por covid-19 na Itália caiu abaixo de cem na segunda-feira (18) pela primeira vez em dois meses, anunciaram fontes oficiais. No total, houve 99 vítimas, de acordo com a Proteção Civil Italiana.
Esse é o saldo mais baixo desde 9 de março (97 mortos), mesmo dia em que o país iniciou o confinamento. Segundo o último balanço, 32.007 pessoas morreram na Itália devido ao vírus e quase 226 mil foram contaminadas.
Depois da China, onde o vírus apareceu no final de 2019, a Itália foi por muitas semanas o epicentro global da pandemia, que atingiu principalmente a região rica e industrializada da Lombardia.
Retomada gradual
A Itália foi o primeiro país a decidir confinar toda a sua população em 9 de março. Iniciado cautelosamente em 4 de maio, o desconfinamento foi acelerado nesta segunda-feira, com a reabertura de lojas, cafés, restaurantes e esplanadas, marcando um retorno tímido à relativa normalidade.
— Serão meses muito difíceis e complexos, não devemos ignorar isso — disse o primeiro-ministro Giuseppe Conte enquanto fazia uma curta caminhada pelo centro da cidade.
Outros comércios retomam suas atividades na segunda (18). Em salões de beleza, ninguém pode ficar aguardando para ser atendido e fica proibido oferecer jornais e revistas aos clientes. Restaurantes precisam manter uma lista de clientes que atenderam por 14 dias e não é permitido ficar aguardando mesa. A distância mínima permitida é de um metro entre clientes que não sejam do mesmo núcleo familiar.
Também nesta segunda, foram autorizadas missas nas 25 mil paróquias do país, conhecida pela tradição católica. Após pressão de bispos, retomada de encontros religiosos acontece com restrições como a disponibilização obrigatória e álcool gel e distanciamento de 1m60cm entre bancos. A comunhão precisa ser entregue nas mãos, e fica proibido o aperto de mãos.
Volta a ser possível se encontrar com amigos e pessoas que não moram na mesma casa, mas é obrigatório manter distância mínima de um metro e usar máscara, se estiverem em lugar fechado. Mas continuam proibidas reuniões e festas, em ambientes fechados ou abertos.
Academias de ginástica reabrem no dia 25 de maio, com obrigação de distância mínima de dois metros entre os frequentadores durante o treino. Será permitido ir à praia a partir de 29 de maio.
As regras são várias: distância mínima de 1m50cm entre cadeiras ou esteiras, um metro entre pessoas e de 10 metros entre guarda-sóis. Esportes e atividades em grupo estão vetados, mas é possível jogar frescobol. Clubes de praia precisam agendar atendimento e manter o registro de quem frequentou por 14 dias.