O exército da Coreia do Sul anunciou que houve uma troca de tiros entre guardas na zona desmilitarizada na fronteira com a Coreia do Norte. Segundo as informações repassadas, não há certeza sobre se disparo inicial foi intencional por parte do Norte, mas os sul-coreanos classificam como "baixa possibilidade".
Inicialmente, disparos foram feitos pela Coreia do Norte e atingiram as estruturas de proteção do Sul, que revidou. Um sinal de alerta foi disparado, mas ninguém ficou ferido.
O último incidente deste tipo na zona desmilitarizada da Coreia aconteceu em 2017.
O incidente coincidiu com polêmicas em torno do estado de saúde de Kim Jong-un, ditador norte-coreano. Um dia antes, ele havia feito sua primeira aparição pública depois de três semanas. No período, surgiram rumores de uma condição crítica em função de cirurgia cardíaca.
O que é a zona desmilitarizada
A região de 250 quilômetros de comprimento e quatro de largura foi criada em 1953 em um acordo entre as Coreias e o comando das Nações Unidas, com o objetivo de fazer uma contenção militar e evitar conflitos.
Depois de um período forte de tensão entre os países capitalista e socialista, houve tentativas de aproximação nos últimos tempos. Em 2018, em um encontro entre representantes dos dois lados, a Coreia do Sul demonstrou interesse em transformar a zona desmilitarizada em uma zona de paz.
Há relatos de que mil pessoas conseguem fugir do Norte para o Sul todos os anos.