A imprensa oficial da Coreia do Norte divulgou neste sábado fotografias do dirigente Kim Jong-Un em sua primeira aparição pública em quase três semanas, após especulações de que ele estaria gravemente doente ou morto.
A agência de notícias KCNA informou anteriormente que o líder havia inaugurado uma fábrica de fertilizantes em Sunchon, perto da capital do país, na companhia de autoridades e de sua irmã e conselheira, Kim Yo Jong.
O líder norte-coreano não fazia uma aparição pública desde 11 de abril. No dia seguinte, a mídia estatal afirmou que ele estava inspecionando caças em uma base militar.
Perguntas sobre a saúde de Kim Jong-Un surgiram por sua ausência nas comemorações de 15 de abril. Esse dia é o mais importante no calendário político da Coreia do Norte, porque todo o país comemora o nascimento do fundador do regime, Kim Il Sung, seu avô.
O assessor especial de segurança nacional do presidente sul-coreano Moon Jae-in minimizou esses rumores em 26 de abril, alegando que Kim Jong-Un estava "vivo e bem".