A China parou na manhã deste sábado (4) para homenagear os mortos por coronavírus, dedicando três minutos em memória das vítimas. Sirenes foram acionadas e, de imediato, as pessoas pararam nas ruas, enquanto trens, automóveis e navios soavam suas buzinas ou apitos para recordar as 3.326 vítimas da epidemia no país.
Na cidade de Wuhan, onde a doença surgiu no final de 2019, a equipe do Hospital Tongji se colocou na parte externa, todos com as cabeças inclinadas em direção ao prédio principal, alguns ainda com os trajes de proteção, que se tornou um símbolo da crise em todo o mundo.
— Sinto muita pena por nossos colegas e pacientes que morreram — disse à AFP Xu, enfermeira do hospital de Tongji que trabalhou na linha de frente do tratamento de paientes com coronavírus. — Espero que possam descansar em paz no céu.
A TV estatal mostrou o presidente chinês, Xi Jinping, e outros altos funcionários em pé, diante de um complexo do governo em Pequim, com flores brancas. Na Praça Tiananmen de Pequim, a bandeira nacional estava a meio pau.