O número de desempregados na França pela categoria A registrou aumento histórico durante um mês, em março — mais 246.100 pessoas, ou seja, um aumento de 7,1% — alcançando 3,732 milhões de franceses. As informações foram anunciadas nesta segunda-feira (27) pela Pôle Emploi, agência pública de emprego.
Durante o primeiro trimestre do ano, no entanto, o aumento foi leve — de 0,7%, somando 3,576 milhões de pessoas. Em consequência da redução considerável no número de solicitantes de empregos com atividade reduzida (categorias B e C), os efetivos A, B e C aumentaram de maneira menos brusca em março — 177,5 mil, ou seja, aumento de 3,1% —, permanecendo estável em 5,744 milhões.
Levando em consideração o caráter excepcional da situação atual, Pôle Emploi e Dares (serviço de estatísticas do ministério do Trabalho) publicaram, além dos números trimestrais, uma nota sobre a evolução registrada apenas durante o mês de março.
O aumento de registros nas categorias A, B e C em março "é consequência tanto do aumento líquido de entradas no Pôle Emploi — aumento de 5,5% — quanto de uma queda acentuada nas saídas — diminuição de 29,0% — destaca o comunicado.