Vinte pessoas morreram, e várias outras ficaram feridas nesta segunda-feira (17), durante uma distribuição de alimentos e de dinheiro a refugiados e deslocados em Diffa (sudeste do Níger) - disseram fontes médicas e humanitárias à AFP.
"Temos um balanço provisório de 20 mortos, principalmente mulheres e crianças, em um tumulto durante uma operação de distribuição de alimentos e de dinheiro na Casa da Juventude e Cultura (MJC), em Diffa", capital regional do sudeste do Níger, perto da Nigéria, disse uma autoridade médica.
Fontes humanitárias confirmaram o número de mortos e relataram uma dúzia de feridos.
A ajuda era oferecida por Babagana Umara Zulum, governador do estado nigeriano de Borno (nordeste) que visitou, nesta segunda-feira, os campos de refugiados nigerianos que fugiram dos ataques do Boko Haram.
Babagana Umara Zulum já havia deixado Diffa quando o tumulto aconteceu, disse uma autoridade do Níger à AFP.
"Estávamos distribuindo comida e dinheiro - 5.000 nairas (moeda nigeriana, o equivalente a 15 euros) por pessoa. Havia milhares de pessoas, a maioria refugiados que ouviram as notícias da distribuição e que deixaram seus acampamentos, às vezes localizados a 100 quilômetros", relatou um morador à AFP.
"Até mesmo os moradores comuns de Diffa correram para pegar ajuda", testemunhou outro morador. "Muitas mulheres pisotearam seus filhos até a morte", disse uma fonte médica.
A região de Diffa é palco de ataques constantes e cada vez mais mortais do grupo jihadista Boko Haram. Abriga mais de 300.000 refugiados nigerianos e deslocados internos.
* AFP