Pelo menos 29 pessoas morreram no Quênia quando suas casas foram varridas após fortes chuvas, informou o governo neste sábado.
As casas foram atingidas nas primeiras horas do dia por chuvas torrenciais na região de Pokot, a 350 quilômetros a noroeste da capital Nairóbi.
"Infelizmente, confirmamos que 12 pessoas de Tapach e Parua, em Pokot South, e 17 de Tamkal, em Pokot Central, perderam a vida", disse o ministro do Interior Fred Matiang'i em um comunicado.
O resgate sofreu atrasos devido a deslizamentos de terra nas estradas e as pontes foram fechadas devido à inundação dos rios.
Não apenas o Quênia foi afetado pelas chuvas. Os deslizamentos de terra ocorrem após semanas de chuvas torrenciais na África Oriental.
As chuvas violentas causaram dezenas de milhares de deslocados na Somália, inundaram cidades no sul do Sudão e mataram dezenas de pessoas na Etiópia e na Tanzânia.
Quase um milhão de pessoas foram afetadas no Sudão do Sul e há temores de epidemias e de fome.
As inundações afetam regularmente a África Oriental, mas os cientistas indicam que a intensidade aumentou devido a um fenômeno climático no Oceano Índico que foi o mais forte em anos.
* AFP