Pelo menos uma pessoa morreu após a passagem do tufão Faxai pelo Japão, na noite deste domingo (8) - manhã de segunda-feira no horário local. O fenômeno atingiu a região de Chiba, ao sudeste de Tóquio, com rajadas de vento de até 216 km/h. e causou cortes generalizados no fornecimento de energia elétrica, além de problemas no transporte público.
As autoridades locais emitiram recomendações de evacuação, não obrigatórias, para cerca de 390 mil pessoas, com sugestões para se dirigirem a abrigos seguros diante da violência do mau tempo.
A polícia confirmou que uma mulher de 50 anos foi encontrada morta. Imagens capturadas por câmeras de segurança mostraram que a mulher foi arrastada pelo vento por uma rua e bateu contra uma parede.
Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, segundo a agência de notícias japonesa Kyodo.
Vários bairros da capital japonesa optaram por cancelar aulas em escolas nesta segunda-feira por causa da passagem do tufão.
Danos em Tóquio
No início da segunda-feira, havia cerca de 900 mil usuários sem eletricidade na periferia da cidade, especialmente na região de Chiba.
Segundo a imprensa local, houve danos em casas na região sul de Shizuoka, embora um jornalista da AFP também tenha notado estragos na região metropolitana de Tóquio. Imagens de televisão mostraram a queda de um telhado de um posto de gasolina na região de Tateyama, ao sul de Tóquio.
"Fique atento aos riscos de rajadas de vento e ondas. Fique atento a deslizamentos de terra e transbordamentos de rios", informou a Agência de Meteorologia do país em nota oficial.
Embora o tufão já tenha passado pela Baía de Tóquio, as autoridades pediram que as pessoas evitassem deixar suas casas o maior tempo possível, enquanto as rajadas de vento continuam.
Forte impacto nos transportes
A empresa de transporte ferroviário Central Japan Railway Company cancelou uma centena de partidas de trens de alta velocidade entre Tóquio e as cidades do centro e oeste do país. O serviço era retomado lentamente no começo da manhã.
Centenas de viagens foram canceladas, afetando milhares de passageiros, e ferries que circulam pela baía de Tóquio também não operaram. Estradas litorâneas foram fechadas no oeste da capital, em Kanagawa.
A chegada do Faxai a Tóquio coincidiu com o desembarque das equipes que irão participar da Copa do Mundo de Rúgbi a partir do próximo dia 20.
Na manhã desta segunda, o Faxai se encontrava a nordeste de Tóquio, na região de Ibaraki, e deveria manter sua rota na mesma direção, rumo ao Pacífico, deslocando-se a uma velocidade média de 25 km/h.
O Japão é atingido regularmente por tufões e tempestades tropicais entre o fim do verão e o começo do outono.