Os restos mortais do ex-presidente do Zimbábue Robert Mugabe foram transferidos de sua residência na capital, Harare, para sua aldeia natal de Kutama (norte), onde será enterrado no sábado (28) - informou sua família nesta sexta-feira (27).
"O corpo chegou (à aldeia) por volta das 19h (14h em Brasília), ontem (quinta-feira)", disse à AFP Leo Mugabe, sobrinho do ex-presidente falecido no início do mês.
O ministro da Justiça, Ziyambi Ziyambi, confirmou a notícia ao jornal estatal "The Herald".
"O corpo de Robert Mugabe deixou Harare para (o distrito de) Zvimba, onde será enterrado no sábado", afirmou.
Esta transferência marca o epílogo de uma queda de braço que, há semanas, opõe familiares do ex-chefe de Estado e o governo de seu sucessor, Emmerson Mnangagwa, sobre o destino de seus restos mortais.
Mugabe faleceu em 6 de setembro, aos 95 anos, em um hospital de Singapura. Inicialmente, ficaria no Panteão Nacional dos Heróis da "luta de libertação" em Harare, como desejavam as autoridades.
Sua família, incluindo a viúva, Grace Mugabe, que durante muito tempo exigiu que ele fosse enterrado em sua aldeia de Kutama - a cerca de 100 quilômetros de Harare -, teve a última palavra.
Mugabe governou por 37 anos. De "herói" da independência se transformou em déspota, acusado de atos de violência e de fraudes eleitorais.
* AFP