Um grande corte de energia afetava parte da ilha de Manhattan, em Nova York, neste sábado (13), deixando estações de metrô e a turística e iluminada Times Square na escuridão. Cerca de 42 mil usuários estavam sem eletricidade no começo da tarde, segundo a empresa Con Edison, que não informou o motivo do apagão.
Nas redes sociais, dezenas de internautas publicaram fotos da escuridão no metrô. A autoridade dos transportes de Nova York, MTA, solicitou aos usuários que evitem as estações subterrâneas.
Bombeiros informaram estar atendendo a milhares de chamados, principalmente de pessoas presas em elevadores.
O corte era total em uma área que inclui os teatros da Broadway e Hell's Kitchen. Sinais de trânsito não funcionavam e os painéis luminosos gigantes da Times Square estavam apagados.
De acordo com o site da empresa Con Edison, que distribui energia na região, ainda não está claro quão amplo é o blecaute, mas relatos nas redes sociais dão conta de várias estações de metrô mergulhadas na escuridão. Já de acordo com a rede de TV CNN, o número de consumidores atingidos chega a 40 mil.
Os relatos indicam que a maior parte do problema está concentrada no Upper West Side, entre as ruas 50 e 70. O site da Con Edison indica múltiplas falhas no abastecimento na área, com alguns relatos se estendendo a Leste até a Quinta Avenida.
“Estamos recebendo relatos de falta de energia em complexos de estações por toda Manhattan”, informou no Twitter a Autoridade Metropolitana de Transportes (MTA). “Estamos trabalhando para identificar as causas e manter os trens em movimento”.
Já a empresa responsável pela operação do metrô, a New York City Subway, informou, também por meio de sua conta no Twitter, estar trabalhando com a Con Edison “para determinar a causa da atual falha de energia, que afeta o meio da cidade e o Upper West Side”.
O Corpo de Bombeiros de Nova York, por sua vez, informou estar atendendo chamado de um incêndio em um transformador e “fumaça em múltiplos prédios” no West Side, mas não forneceu uma localização específica ou se o fogo no transformador está de alguma forma ligado ao apagão.