Dois navios-tanque que passavam pelo golfo de Omã, perto da costa do Irã, foram evacuados nesta quinta-feira (13) depois de um incêndio provocado por um suposto ataque, o que motivou a disparada dos preços do petróleo nos mercados internacionais.
O incidente, cujos detalhes são desconhecidos, foi o segundo do tipo em poucas semanas nesta zona estratégica e coincide com o aumento da tensão entre Irã e Estados Unidos. Washington já havia acusado Teerã de responsabilidade nos "atos de sabotagem" de maio.
O presidente americano, Donald Trump, está a par dos ataques e seu governo está "avaliando a situação", disse a Casa Branca. "O presidente foi informado sobre o ataque aos navios no golfo de Omã. O governo dos Estados Unidos oferece sua ajuda e continua avaliando a situação", afirmou a porta-voz da Presidência, Sarah Sanders, em um breve comunicado.
As imagens exibidas pela televisão iraniana mostravam chamas e colunas de fumaça em um dos navios. O Irã afirmou que sua Marinha resgatou 44 pessoas, depois que as embarcações pegaram fogo em um "acidente".