A morte de um casal por peste bubônica deixou em alerta autoridades de saúde na Mongólia, país da Ásia. Segundo informações do jornal The Siberian Times, o casal teria sido infectado após comer rins crus de uma marmota – parte de tradição local – em Uglii. A cidade, que fica na fronteira com a Rússia, está com os acessos fechados para evitar a disseminação da doença.
Ainda segundo a publicação, o Ministério da Saúde da Mongólia não acredita que a situação da peste seja crítica ou que deva ser tratada como epidemia. Ainda não há prazo anunciado para o fim da quarentena na cidade, que pode durar até 21 dias. Enquanto isso, turistas, principalmente europeus, aguardam para sair da cidade.
De acordo com a revista Newsweek, os passageiros de um avião que desembarcou na capital da Mongólia, Ulan Bator, também foram colocados em quarentena. Onze passageiros do oeste da Mongólia foram enviados imediatamente para o hospital, enquanto outros 150 foram examinados no aeroporto.
O homem que morreu por peste bubônica tinha 38 anos e sua esposa, que estava grávida, 37. Eles deixaram quatro filhos, segundo o The Siberian Times, e morreram no dia 27 de abril.
A peste é uma doença infecciosa aguda, transmitida principalmente por picada de pulga infectada. Se for detectada a tempo, a peste bubônica pode ser curada com antibióticos.