O presidente do Chile, Sebastián Piñera, em viagem à China, se reuniu neste domingo com Liang Hua, presidente da Huawei, companhia acusada de "espionagem" pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em visita recente a Santiago.
A reunião de Piñera com o executivo da Huawei foi precedida por uma polêmica surgida após Pompeo acusar a empresa chinesa de participar de serviços de espionagem e de advertir que o uso da tecnologia 5G desenvolvida por ela "forçará os Estados Unidos a tomar decisões sobre onde vamos colocar nossa informação".
No encontro entre o presidente e o representante da empresa, foram abordados "temas fundamentais para o Chile em matéria digital" como "a tecnologia 5G, a conectividade, a proteção de dados e a cibersegurança", informou o governo do país sul-americano.
De acordo com a comunicação da presidência chilena, Piñera também se reuniu com outras empresas dedicadas à inovação, inteligência artificial, robótica, telecomunicações e serviços de armazenamento de dados na nuvem.
Os encontros ocorreram na cidade de Shenzhen, conhecida como a "Sillicon Valley" da China por sua grande produção tecnológica.
A Huawei lidera o desenvolvimento da tecnologia 5G, rede de comunicação que é o principal campo de batalha entre China e Estados Unidos pela hegemonia tecnológica do século XXI.
* AFP