O presidente Jair Bolsonaro convocou reunião de emergência, nesta terça-feira (30), para discutir a situação na Venezuela. A agenda foi confirmada pelo vice-presidente, Hamilton Mourão. Também devem participar do encontro, marcado para 12h30min, os ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, da Defesa, Fernando Azevedo, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
Questionado sobre como o governo vê a situação da Venezuela, Mourão disse que soube de informações apenas pelo noticiário.
— Eu estou sabendo só o que foi divulgado hoje de manhã. O presidente vai fazer uma reunião 12h30min sobre o assunto. Aí eu acho que o pessoal do GSI, Ministério da Defesa, vai colocar aí as informações que eles têm — disse.
Na manhã desta terça-feira, Guaidó afirmou que se encontra com as principais unidades das Forças Armadas do país para dar início ao que chamou de "fase final da Operação Liberdade". Ele também convocou os venezuelanos para irem às ruas para o "fim da usurpação" do poder de Nicolás Maduro.
Ernesto Araújo esteve em Washington, na segunda-feira (29), onde conversou com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo. Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores brasileiro afirmou que é preciso manter a pressão diplomática sobre o regime Maduro, mas mostrou cautela ao discutir prazos para a possível destituição do presidente da Venezuela.