Um tremor de magnitude 3,8 foi sentido nesta sexta-feira (30) em Buenos Aires e arredores, sem causas feridos nem danos, embora com cenas de pânico, informou o diretor do Instituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina, Alejandro Giuliano.
O movimento ocorreu às 10h27 locais (11h27 de Brasília), justamente no momento em que o presidente Mauricio Macri fazia a inauguração formal da Cúpula do G20. Vários dos principais líderes mundiais estão em Buenos Aires, entre eles os presidentes Michel Temer, Donald Trump (Estados Unidos) e Emmanuel Macron (França), além de Xi Jinping (China) e do príncipe saudita Mohammad bin Salman, entre outros.
O fenômeno telúrico em Buenos Aires, uma área de atividade sísmica muito baixa, teve seu epicentro a 32 km ao sul da capital e 50 km a oeste da cidade de La Plata, de acordo com o comunicado de imprensa.
Buenos Aires está longe das áreas sísmicas, mas em sua história foram sentidos os terremotos devastadores que ocorreram na província de San Juan, 1.000 km a oeste, em 1944 e 1977.