O papa Francisco aceitou a renúncia de dom José Ronaldo Ribeiro, 61 anos, bispo da cidade de Formosa, em Goiás, acusado de desvio de dinheiro. O anúncio foi realizado pela Santa Sé nesta quarta-feira (12).
Desde 2014, dom Ribeiro era bispo de Formosa, uma cidade de 115 mil habitantes a 80 quilômetros de Brasília. Ele foi detido em março, após a suspeita de desviar o equivalente a 600 mil dólares em três anos, para fins não religiosos, segundo a agência I.Media, especializada na cobertura do Vaticano.
Uma parte do dinheiro teria sido usada para comprar uma fazenda de gado e uma casa lotérica, segundo a imprensa local. Além dele, outros seis padres da mesma diocese foram detidos, suspeitos de corrupção e de formação criminosa.
Para o lugar de dom Ribeiro e como administrador apostólico interino, o papa Francisco nomeou Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, 67 anos. Já ocupada desde 21 de março, a função foi agora oficialmente confirmada. Até a nomeação de um novo bispo, dom Peixoto ficará responsável por essa diocese.