Mesmo tendo perdido força (foi rebaixado durante a madrugada da categoria 4 para a 2), o furacão Florence continua avançando para os Estados Unidos e tem potencial para causar sérios problemas em vários estados norte-americanos. Ele deve atingir a costa na noite desta quinta-feira (13), mas ventos fortes já estão sendo sentidos em alguma regiões.
De acordo com a rede de notícias CNN, além de ventania e chuva torrencial, são previstos grandes ondas, fortes ressacas, inundações, enchentes e até tornados e trombas d´água em alguns locais.
— Não importa se cair para a categoria 1, pois nós ainda teremos tempestades a nível da categoria 4 — comentou o meteorologista da CNN Chad Myers.
O especialista prevê ainda que, ao passar pela Carolina do Norte, o furacão irá descarregar 10 trilhões de galões de chuva na região, o que seria suficiente para encher mais de 15 milhões de piscinas olímpicas.
No aviso público emitido na manhã desta quinta-feira (13) pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), o centro do furacão estava a 275km a leste/sudeste de Wilmington, cidade da Carolina do Norte, e a 355 km a leste/sudeste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul.
Durante a sexta-feira, a medida que Florence avançar pelo interior dos Estados Unidos, vai enfraquecendo e deixa ser um furacão para ser uma tempestade tropical. Até o domingo, a previsão é de que Florence se torne uma depressão tropical.