O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (13) um projeto de lei de gastos de defesa totalizando quase US$ 750 bilhões, e prometeu que a nova "Força Espacial" dará ao país o domínio sobre seus adversários.
— Nossos competidores começaram a militarizar o espaço. Não é suficiente ter presença americana no espaço. Devemos ter um domínio americano — advertiu Trump diante de soldados na base Fort Drum, no estado de Nova York, ao assinar uma Lei de Autorização de Defesa Nacional aprovada pelo Congresso no começo deste mês. O presidente dos EUA se referia às "ameaças" da China e de outras nações sobre um eventual "domínio especial".
Sobre os relatórios de segurança e os progressos de outras potências, Trump destacou.
— Vi coisas que não querem ver sobre o que estão fazendo e como estão avançados. Querem bloquear as transmissões, o que ameaça nossas operações no campo de batalha e muitas outras coisas.
Trump mencionou especificamente uma "nova" divisão militar chinesa que supervisiona as operações espaciais.
O projeto de lei de gastos contém uma série de disposições importantes, incluindo a proibição de entregar aviões de combate F-35 Joint Strike Fighter à Turquia, um aliado da OTAN, a menos que abandonem a tecnologia russa.