O presidente americano Donald Trump anunciou, na tarde desta terça-feira (8), que vai retirar os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã, que ele classificou de "desastroso", retomando as sanções contra Teerã.
— Anuncio hoje que os Estados Unidos vão se retirar do acordo nuclear iraniano — declarou em um pronunciamento a partir da Casa Branca.
Durante o anúncio, Trump afirmou que o acordo "nunca trouxe, nem nunca trará a paz" e acusou o Irã de patrocinar "grupos terroristas" como "Hezbollah, Hamas, Taleban e Al-Qaeda".
O acordo, negociado pelo antecessor de Trump, Barack Obama, fez o Irã se comprometer a limitar suas atividades nucleares em troca do alívio em sanções internacionais em 2015.
Além dos EUA, assinaram o documento Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, após seis anos de tensões pelo programa nuclear iraniano e de maratônicas negociações diplomáticas. O atual presidente dos Estados Unidos considerou o acordo fraco e mal negociado.
No anúncio, o presidente disse, ainda, que o chefe da diplomacia em Washington, Mike Pompeo, está a caminho da Coreia do Norte para preparar uma histórica cúpula nuclear. Pompeo, que se encontrou com Kim Jong Un em Pyongyang no mês passado, enquanto ainda dirigia a CIA, chegará à Coreia do Norte "virtualmente em uma hora", disse Trump.
Além de planejar a cúpula, prevista para o fim deste mês ou para o começo de junho, Pompeo tem pressionado o regime para libertar três cidadãos americanos presos na Coreia do Norte.