A Coreia do Norte suspendeu negociações com a Coreia do Sul e ameaçou cancelar a histórica cúpula entre seu líder, Kim Jong-un, e o presidente americano, Donald Trump. O motivo alegado são manobras militares conjuntas de Washington e Seul, de acordo com a agência oficial norte-coreana KCNA.
Uma reunião entre enviados das duas Coreias, prevista para esta quarta-feira (16), também foi suspensa devido aos exercícios. Segundo a KCNA, as ações militares têm efeitos de provocações.
"É um desafio flagrante à Declaração de Panmunjom e uma provocação militar intencional que vai contra o desenvolvimento político positivo na Península Coreana", diz a nota da agência oficial norte-coreana.
A histórica cúpula entre Trump e Kim Jong-un está marcada para o dia 12 de junho, em Cingapura. Nesta terça, os Estados Unidos afirmaram que continuam com os preparativos para o encontro.
— Vamos continuar a planejar a reunião — disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, acrescentando que Washington não foi notificada de uma mudança de posição da Coreia do Norte.